Apresentações de estudos e projetos marcaram o encerramento da 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas (SNCT-2013) em Tabatinga.
O primeiro estudo foi apresentado por Mirna Lopes, com o título “Avaliação da Arborização urbana da cidade de Tabatinga-AM”. Sua pesquisa apontou que a arborização urbana é uma alternativa para o aumento da qualidade de vida da população na cidade. Mas, quando não planejada pode se tornar um problema, para isso um diagnóstico da vegetação é imprescindível.
Já o professor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Ercivan Gomes, apresentou trabalho sobre a situação dos igarapés no município. Com o tema “Planejamento Ambiental em Bacias hidrográficas urbanas”, a pesquisa analisou o assoreamento, poluição e desvios de curso das águas e o impacto no meio ambiente.
Outro estudo em destaque foi o que Sandro Ticuna defendeu sobre os “Jovens indígenas comunicadores de São Paulo de Olivença”. O projeto surgiu em 2007, na primeira Assembleia Geral dos Povo Ticuna, quando foram discutidos assuntos como o aumento da desnutrição, alcoolismo e o êxodo de jovens.
PARCERIAS

O evento realizado em Tabatinga mostra a trabalho de interiorização das ações em CT&I no Amazonas. Foto: UEA
A solenidade de encerramento da SNCT-2013 ocorreu no Centro de Estudos Superiores da Universidade do Estado do Amazonas (CESTB- UEA) e reuniu representantes de várias instituições parceiras, como o coordenador de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Ercivan Gomes; o coordenador geral da Qualidade da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Carlos Eduardo; a diretora do CESTB/UEA, Marcella Cunha; o secretário municipal de Educação de Tabatinga, Enildo Batista e o chefe do Departamento de Apoio à Popularização da Ciência (DAC), da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), Edemilson Bibiani.
Dentre as palestras e estudos apresentados durante dois dias encontro, destacaram-se as exposições do coordenador nacional da SNCT, Douglas Falcão, e do secretário executivo adjunto da SECTI-AM, Eduardo Taveira.
O evento foi realizado em parceria com a Ufam, Ifam, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Semed de Tabatinga e Governo do Estado, por meio da SECTI-AM, Seduc e UEA. A coordenação em Tabatinga ficou a cargo do professor Clodoaldo Pires Araújo, dos coordenadores do CESTB-UEA e da diretora, Marcella Campos.
O Amazonas foi o Estado com o maior número de atividades registradas na SNCT, 9.256 ações, e o único que realizou ações em todos os municípios. O encerramento da atividades da SNCT-2013 ocorreu na sexta-feira, 13/12,
CiênciaEmPauta, por Danyelle Soares